terça-feira, 27 de abril de 2010

ACHADOS E PERDIDOS 08

Quem compra o jornal ou a revista na banca, já vê o produto pronto.
Raros são os que conhecem a estrutura e o processo de uma REDAÇÃO (o lugar onde se reúnem os jornalistas para escrever suas matérias).
Um desses jornalistas tem a função de fazer a pauta para os outros irem buscar na rua ou no arquivo os dados para redigir suas matérias. Por isso, é o PAUTEIRO.
Quando alguém telefona para a redação de um jornal e informa que tem um grande buraco na sua rua a provocar acidentes com pedestres e automóveis, essa informação pode ir para o pauteiro, que inclui uma reportagem sobre o assunto para a edição do dia seguinte, já fornecendo ao repórter alguns dados que o orientarão na busca de pessoas que falarão sobre o assunto.
A PAUTA é, assim, a relação de todas as matérias propostas pelo pauteiro, para a edição seguinte, de um jornal ou uma revista (também é feita para os programas de televisão).

Entre suas propostas, este blog tem a de fornecer subsídios aos pauteiros para incluir assuntos pouco ou nunca abordados pela mídia impressa ou eletrônica, mas de importância fundamental para a compreensão de fenômenos que costumam ser ignorados ou mal explicados, mas que estão na “pauta” dos cientistas.

SIM, A MÍDIA IGNORA E DESPREZA MUITA COISA QUE É PROBLEMA OU SUA CAUSA.

A ignorância está aumentando em todo o mundo. Por que? Na base de tudo está o aumento da população, que exige mais emprego, que só existe se a economia de mercado for satisfeita, isto é, se o consumo aumenta, para o que é necessário que a oferta de produtos satisfaça o DESEJO do indivíduo que forma as massas de fan(ático)s comedores, bebedores, ouvintes de músicas, compradores de roupas e sapatos e de tudo o mais que excita o sistema nervoso.

Não tem jeito.
Não, enquanto tudo depender do desejo, da vontade, da satisfação dos ignorantes.
Cabe à mídia, principalmente a eletrônica (a que mais é consultada por estes), mostrar os fenômenos, suas causas e seus efeitos, mas o que se vê é o oposto, servindo-se mais aos anunciantes do que aos leitores e ouvintes.
Recentemente, vi uma das muitas matérias que se faz, de conselhos para a mulher comer sem sentir culpa. É freqüente a abordagem de temas para se cuidar da estética do corpo.

E NO CÉREBRO, NÃO VAI NADA? PASSA-SE A ÍDEÍA DE QUE A MULHER SÓ PRECISA DE CORPO. MATÉRIA SOBRE NECESSIDADES DO CÉREBRO É PARA HOMEM.

A verdade é que revista para intelectual não dá certo porque cada um tem sua própria verdade e ninguém consegue influenciá-lo com anúncios.
O intelectual é a ovelha negra do rebanho. Nenhum pastor consegue dominá-lo, além do que sua lã não serve para ser vendida.

A POPULAÇÃO IDEAL PARA QUEM QUER GANHAR DINHEIRO COM ELA, É A DE IGNORANTES. MANSOS.

Em todas as terças-feiras, aqui, sugestão de pauta.