domingo, 2 de maio de 2010

PROPOSTA E RESPOSTA 08

A educação em todo o mundo é feita com respostas prontas, certezas incontestáveis.
No lar, pai e mãe sabem tudo e têm autoridade para impor suas verdades e suas vontades aos filhos, a começar pelo seu deus, seus conceitos de vida e morte e suas preferências para a profissão deles, determinando até – se possível – o tipo de pessoa com quem devem se casar.
Na escola, os professores também têm certeza de tudo o que ensinam, desde o nome dos acidentes geográficos e as datas históricas, até as descobertas das ciências naturais e as receitas prontas das ideologias políticas, econômicas e sociais.
Ah! Na igreja, seja ela de que religião for, o pastor determina qual a ovelha que vai viver na preguiça do paraíso onde tudo é amor e alegria, sem nenhum trabalho e nenhum sofrimento e qual a que vai para o inferno, onde só há dor e agonia para sempre.
Pequenas ou grandes, são certas as punições e impostos os castigos, sob ameaças, para que não se fique a duvidar ou perguntar demais.

Pais, professores e pastores são pessoas importantes, consideradas infalíveis, que apesar de não saberem todas as respostas, não devem ser pressionadas e constrangidas com perguntas irrespondíveis, para que não percam seus tronos.
Por outro lado, tais certezas mantêm tudo e todos arrumadinhos.
Sem estas, tudo vira uma bagunça e ninguém se sente obrigado a obedecer.
Como vou obedecer a uma pessoa que não sabe responder a minhas dúvidas?
Estabelece-se, então e assim, em todo o mundo, a lei:

É PROIBIDO DUVIDAR!

Este blog tem a proposta inversa.

É NECESSÁRIO DUVIDAR SEMPRE!

Toda verdade deve ser aceita até que se descubra que é mentira, sendo obrigação de cada mente testar cada uma o tempo todo, à frente de novos conhecimentos adquiridos com a observação e a experiência individuais, sem qualquer orientação ou imposição coletiva.

O Estado e cada uma de suas comunidades têm funções meramente organizacionais, para facilitar o convívio, proteger a integridade física dos cidadãos e estruturar os serviços públicos, viabilizando política, social e economicamente a sociedade.

Assim, é função do Estado construir e manter escolas funcionando, mas JAMAIS orientar o pensamento dentro dela, porque este é sempre individual e deve ser livre para duvidar, pesquisar e estudar, seja confirmando, seja derrubando verdades provisórias.
Dir-se-á que isto é utópico, porque dessa forma o poder mudaria de mãos.
Deixaria a dos trogloditas ignorantes que impõem tudo pela força dos seus braços e das suas armas para satisfazer seus interesses materiais e passaria para os pesquisadores e estudiosos, cujos interesses são meramente intelectuais, buscando apenas a evolução do seu ego.
Enquanto, contudo, tais trogloditas ignorantes desperdiçam sua vida em prazeres banais que o atrasam em sua caminhada na eternidade, os estudiosos a aproveitam, uma após outra, para crescer e subir, tornando sua estrutura de consciência mais complexa e assim se capacitando a viver em lugares melhores, ligando-se a corpos evoluídos e capazes, ao invés de se ligar aos corpos deficientes que sobram e ninguém quer, nos lugares da miséria e da doença.

A boa notícia para todos é que cada pessoa, ignorante ou estudiosa, pode escolher o seu caminho, parando na ignorância ou crescendo com o estudo de suas próprias observações e experiências, assim como com a informação sempre disponível do que outros descobrem.

Esta é a proposta. Qual a sua resposta?
Não é preciso enviá-la para ninguém, além de você mesmo. Só você faz o seu destino.

O que pode ser enviada é a proposta.