domingo, 21 de março de 2010

PROPOSTA E RESPOSTA 02

O blog recebeu dois e-mails de visitantes que fizeram o caminho de volta. Uma das caraterísticas de REFLEXOS NO ESPELHO é não abrir discussão ou debate, mas tão somente refletir a luz recebida e permitir que outras pessoas também a recebam e a transmitam para mais algumas e assim por diante. Só isso. Há, contudo, um procedimento meu, de divulgá-lo por e-mail para a gente que me parece interessada numa ou noutra linha de pensamento aqui desenvolvida. Só por essa via, é possível retornar, com alguma pergunta ou algum comentário. Tem ficado claro, assim, que o blog não promete resposta, mas não a nega, desde que caiba no (con)texto dos domingos e possa ser útil a todos. Também está claro, que não publica nomes de terceiros, de modo que estes não são necessários e se as mensagens vierem assinadas, os nomes não serão divulgados. Elimina-se com isso qualquer possibilidade de constrangimento. É a regra do jogo.

Chegou um e-mail de BH, a bela capital mineira. Gosto das suas praças, dos seus parques, da sua gente, da sua comida e dos seus mil lugares de sentar à noite para conversar e beber um chope, até numa livraria com serviço de bar ao ar livre. É a cidade grande com gosto delicioso de cidade pequena. Ali é fácil formar intelectuais. Foi um deles, que tendo recebido a dica de entrar neste blog, fez o esforço de chegar a quem tinha o meu endereço eletrônico. Enviou duas perguntas: uma não será respondida porque é política e partidária. Já foi dito aqui que este blog não é partidário nem sectário. Por que ficar com uma parte, se podemos ter o todo e por que olhar apenas por um setor, se podemos ver por todos os ângulos, esfericamente? Reconheço, no entanto, o direito de cada pessoa em agir de acordo com o degrau em que se encontra, na infinita escada em busca do conhecimento universal. Degraus mais baixos, panoramas com pequenos horizontes. A boa notícia é que esta subida depende apenas da vontade do indivíduo. Há quem atrase sua subida mantendo-se no nível de uma coletividade. Um partido ou uma seita, por exemplo.

A outra pergunta, sim, deve ser respondida. A abordagem feita é referente ao ACHADOS E PERDIDOS 02, mais particularmente à frase “o fim do mundo com hora marcada é pura ficção”. Não espero que aconteça tão cedo, mas é possível um “fim do mundo”, sim, a varrer toda a humanidade e até mesmo quase toda a vida na Terra. O que foi dito aqui é que isso jamais deverá ser previsto com hora marcada (ou dia marcado), como se está a divulgar, apontando a data de 21 de dezembro de 2012, ou seja 21/12/2012. Ah! Porque naquela data, haverá um alinhamento da Terra com o Sol e o centro da galáxia. Que importância tem isso? É um fenômeno meramente geométrico, ou melhor, “cosmométrico”. As distâncias são demasiadamente grandes para que haja alguma influência gravitacional ou outra qualquer. Colocar o calendário maia nisso tudo é apenas oportunismo. Isso é o mesmo que dizer: “No dia 01 de outubro de 2010 (01/10/2010), haverá um terremoto devastador na Indonésia”. O que acontecerá com quem esteja num barco no meio do oceano e fique alinhado com a cidade onde nasceu e com o Vaticano no dia 23/03/2023, na hora do equinócio? Fiquemos por aí. Temos mais o que fazer. Cada um de nós deve dedicar boa parte da duração de sua consciência a buscar a verdade do outro, para melhorar a sua. É obrigação de todos refletir a luz recebida. Tenho feito isso na maior parte dos meus 72 anos de vida.