sexta-feira, 3 de maio de 2013

EFEMÉRIDES E EVENTOS


Crônica científica

Entre os diversos significados de efemérides, está o de ser uma lista na qual se registra os fatos de cada dia. São notáveis, as efemérides históricas, aquelas que marcam as conquistas, as descobertas, os nascimentos, os falecimentos, as inaugurações, os momentos que merecem ser preservados na História de um povo ou de um lugar geográfico e que se comprova científicamente por meio de algum documento ou alguma tradição que resista aos séculos e milênios. A cultura das efemérides, portanto, é uma prática científica desejável que se espera de um povo culto com viés erudito, na busca do conhecimento que ilustra e explica, ou seja, que ilumina e brilha, no sentido de aumentar a consciência, de melhor situar um fato no espaço tridimensional (isto é Geografia) e na sua quarta dimensão, temporal (isto é História).

Uma das sessões dos antigos almanaques, obrigatórios nas residências brasileiras até a metade do século vinte, as efemérides cairam em desuso, pela necessidade de se cuidar da sobrevivência e consequente superposição de atividades, às quais ficaram restritas as pessoas em seu cotidiano, assim foscas, reduzidas aos seus movimentos, sua animação, como meros animais. Tinham, então, essas efemérides a função de remeter o indivíduo aos livros - fossem enciclopédias ou tratados - em busca de mais informação para o fato resumidamente apresentado. Era essa uma simples atividade altamente compensadora para os intelectuais, um degrau acima dos animais. Podemos assim dizer que aquela chamada "cultura de almanaque" ajudou muita gente a manter-se na sua intelectualidade, não se deixando reduzir apenas às atividades físicas e à distração, que nada mais é do que a desatenção, a irreflexão, o alheamento, o divertimento, a recreação, o entretenimento, o encontro social sem a cultura da memória e da reflexão.

Nós, os maiores de setenta anos, que testemunhamos essa queda da intelectualidade na sociedade, temos de lamentar a ausência das efemérides em nosso cotidiano, assim como a ausência da enciclopédia em nossa estante e até mesmo a ausência da estante em muitas casas, tão essencial quanto a geladeira. Fugindo da costumeira atitude de reclamar sem nada fazer, fizemos, ontem pela manhã, um ato no Gabinete Português de Leitura de Salvador, colocando no ar, na Internet, um duplo calendário de efemérides e eventos para estimular um maior e melhor conhecimento da nossa bela e querida Baía de Todos os Santos, sob o título de Projeto BTS. Assim, ao tempo em que os interessados poderão colocar dados e consultar as efemérides limitadas à geografia e à história na baía e sua área de influência - o Recôncavo Baiano - também terão notícias dos eventos programados para essa área no ano corrente, 2013.

Cada intelectual baiano pode, já, portanto, enviar para o Gabinete Português de Leitura, o fruto da sua pesquisa geográfica e histórica, feita como amador ou profissional, assim contribuindo para o preenchimento dessas efemérides, que a partir da próxima quinta-feira serão atualizadas semanalmente, incluindo as datas históricas de cada município do Recôncavo, desde Salvador até Cachoeira - na direção oeste - e Cairu, na direção sul, abrangendo o contorno da baía e dos seu rios afluentes, assim como das terras entre estes. Por exemplo: quem sabe ou pode descobrir qual a data em que, pela primeira vez, chegou um navio carregado com petróleo para abastecer a Refinaria de Mataripe? Ou quando e por quem foi inaugurado o primeiro terminal rodoviário de passageiros em qualquer das cidades do Recôncavo?

Por outro lado, no mesmo calendário, estarão os eventos culturais e náuticos de 2013. Valem, por exemplo, os encontros em bibliotecas, os espetáculos das filarmônicas, as corridas de canoas, as regatas a vela, com datas, locais e horário, podendo o informante dizer também se o evento é anual e desde quando é realizado. Quem assim colaborar estará contribuindo com a ciência geográfica e histórica da sua comunidade, do seu município e da Bahia como um todo, além de ajudar o turismo e consequentemente a economia dessas cidades baianas. Para entrar no site do Gabinete Português de Leitura, digita-se www.gplsalvador.com.br e para enviar informações para o calendário de efemérides e eventos, deve-se endereçá-los para gplsalvador@gmail.com. Também é muito importnte que esta crônica seja copiada e enviada pela Internet para todos os baianos, isto é, os que amam e vivem em torno da baía. A Baía de Todos os Santos.

Adinoel Motta Maia