Ao se olhar uma parede da fachada de um prédio, a dez centímetros dela, não se tem a menor idéia do edifício, como e quão grande ele é. O mesmo ocorre com as pessoas. É difícil vê-las por inteiro, se convivemos com elas. Daí o ditado: “Santo de casa não faz milagre”.
A maior preocupação neste blog é justamente afastar o conhecimento nele exposto, da sua fonte, isto é, do ambiente em que é estruturado, onde as pessoas não estão suficientemente distantes para perceber seu conjunto e assim compreender onde e como se inserem seus detalhes.
Esse ambiente não é apenas o geográfico, mas, sobretudo o intelectual. Por isso, o seu conteúdo é exposto fora do meio acadêmico, universitário, fechado, endógeno e ao invés de se manter nas publicações científicas indexadas e não raramente censuradas, se abre a toda a intelectualidade pela Internet, cabendo aos interessados e atingidos fazerem suas manifestações particulares com liberdade e independência nos seus próprios ambientes filosóficos, científicos, jornalísticos ou literários.
O que estou mostrando aqui, com coragem, humildade e paciência, jamais será percebido por quem não se afastar bastante de suas estruturas de pensamento já consolidadas, para ver estas e as outras à mesma distância, fazendo que estejam num mesmo conjunto.
Quem está numa laranja e olha para uma banana, mantendo-se muito próximo desta, jamais aceitará que o mundo é uma banana ou tem uma banana, porque conhece bem e apenas sua laranja, mas basta afastar-se desta e da banana para ver ambas, assim verificando que o mundo não é apenas sua laranja, mas um conjunto formado por esta e pela banana.
É o que acontece com os físicos que recusam afastar-se suficientemente da Física para olhá-la juntamente com a Psíquica, detendo-se apenas na porta do prédio, sem a necessária distância para perceber a existência das janelas.
Por outro lado, não se pode passar em um mês, para outra pessoa, o que se precisou de cinqüenta anos para receber. Pode-se, no entanto, passar logo para qualquer indivíduo, não o caminho, mas o seu mapa, com as informações sobre o destino a ser alcançado, provocando-o a fazer as necessárias incursões e excursões por aquele trajeto.
Chegar a Deus não é difícil justamente porque Ele nos fez à sua imagem. O mapa de Deus é semelhante ao mapa do Homem.
Como nós, Ele É, Ele ESTÁ e Ele FAZ.
Na atualidade psíquica, Deus apenas “É”. Deus é consciência, ou seja, é espaço em quatro dimensões, isto é, em três direções e uma duração. Na atualidade, essa duração é de valor zero, mas se pode apresentar uma seqüência de tantas atualidades quantas necessárias para constituir uma realidade (duração maior do que zero).
Nessa realidade, Deus “ESTÁ” e “FAZ”.
A CONSCIÊNCIA de Deus, o Universo, como a de cada um dos universos (“deuses”) macróbios ou a de uma galáxia, a de uma estrela, a de um planeta, a de um ser vivo nesse planeta, a de uma célula nesse ser vivo, a de uma molécula nessa célula, a de um átomo nessa molécula, a de uma partícula atômica, sub-atômica ou não atômica – esta livre, quase matéria – ou a de uma onda, sempre é ESPAÇO com três dimensões na atualidade (duração zero) ou quatro na realidade (duração maior que zero).
Nesse espaço tetradimensional, o da realidade, é a duração quem determina todos os processos, quantitativa e qualitativamente. Por exemplo: a velocidade é a realidade processada e relacionada com uma direção ou mais e com a duração.
Quando dizemos que a VELOCIDADE de um corpo, corpúsculo, partícula ou mesmo onda é linear, estamos relacionando a mudança de posição dele ou dela numa linha (uma direção) com uma DURAÇÃO de consciência desse processo. Dizemos, por exemplo, que uma bola corre numa pista de boliche a 3,6 quilômetros por hora. Isso significa que o observador tem a consciência, DURANTE 10 segundos, do movimento dessa bola em 10 metros de pista.
Matematicamente, se diz que a velocidade é a dimensão naquela direção (10 metros de pista) dividido pela sua duração (10 segundos), isto é, um metro por segundo ou 3 600 metros por hora. A Física já conhece velocidades até aquelas realizadas por partículas livres e ondas, como as de quamas (partículas de quase-matéria) e de luz (300 mil quilômetros por segundo), entendendo que este é o limite, acima do qual nada poderia se mover no Universo.
Essa limitação, contudo, é apenas a da realidade, da Física.
Em outro campo, da Psíquica, com a duração zero ou muito próxima de zero, poder-se-ia ter velocidades muitos maiores, não dessas partículas ou ondas, mas de consciência estruturada em conjuntos ainda menos complexos que estas, na atualidade instantânea, quando seria possível “estar” em muitos lugares ao mesmo tempo, tal seria essa velocidade.
Pode-se falar, assim, em velocidade do pensamento.
Mais que falar, trabalhar com ela.
Um Universo inteiramente novo nasce assim para o intelecto humano, que não precisa ter medo de crescer, de avançar, de evoluir.
Não o fará, contudo, subordinado a dogmas, sejam estes da religião, sejam da ciência.
Vai ser difícil fazer chegar esta notícia a todo o mundo, a partir deste meu computador, num modesto apartamento de um bairro classe média, numa cidade que vive em festa e é mais conhecida por seu Carnaval, com pouco espaço na mídia para a ciência e quase nenhum para a filosofia, num país de políticos corruptos, cujo único objetivo é manter-se no poder, comprando votos de um povo que majoritária e democraticamente os elege, justamente por ser um conjunto, em sua maioria, de ignorantes a se contentarem com festas, onde nadam com bastante esforço os intelectuais de todas as cores e valores, como embriões ainda sob a terra, rompendo-a para chegar à superfície ensolarada.
É necessário espalhar esta semente por todo o planeta, buscando solo e condições climáticas favoráveis para que medre e se reproduza a partir de boas raízes, com caules resistentes, folhas abundantes, flores atraentes e frutos nutritivos.
Esta notícia, nova e boa, traz a Psíquica, com a qual o Homem descobrirá que é um deus para os micróbios em seu corpo e é um micróbio no corpo de Deus, com vida eterna na sua individualidade (ego, personalidade, alma) que evolui na medida em que observa, experimenta e processa informação (conhecimento), promovendo alterações em sua estrutura de consciência, tornando-a mais complexa em corpo e mente, para a realização de funções mais complexas na Terra, em outros planetas, em outros sistemas estelares, em outras galáxias, até que se candidate a ser um macróbio, durante sua eternidade.
Com esta notícia, deve ser iniciada uma nova era, na qual, o Homem assim consciente torna-se um outro Ser, que se ilumina e elimina as partes (partidos) e setores (seitas), não mais havendo sofrimento nem conflitos, porque todos vêem tudo esfericamente e não por um único e pequeno ângulo plano.
Com a Psíquica, a Física compreenderá a si mesma, na sua origem e na sua estrutura universal, única, assim unificando suas leis, bastando partir do conhecimento fundamental de que ESPAÇO É CONSCIÊNCIA.
ESTE BLOG TERÁ UM NOVO TEXTO EM 15 DE JULHO DE 2010, COM A NOTÍCIA DA VIAGEM QUE ACABO DE FAZER À EUROPA E À ÁSIA, EM PESQUISA PARA A TRILOGIA “Nortada” QUE ESTOU ESCREVENDO.