terça-feira, 21 de setembro de 2010

O SELO AMME

PUBLICO AQUI, HOJE, A SEGUIR, UM "RELEASE" A SER ENVIADO À MÍDIA E A TODOS OS EDITORES DE LIVROS DO BRASIL, ASSIM COMO A AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE QUE DESEJEM SER PARCEIRAS DE EDIÇÕES COM O SELO AMME



Ação em prol do livro impresso


As editoras de livros costumam ter um selo para marcar suas edições, reproduzindo o nome da própria empresa na capa de todos os exemplares publicados. Casos há em que uma delas tem vários selos, além deste, derivado do próprio nome, para caracterizar cada um dos produtos oferecidos ao público. Assim, por exemplo, seus romances de aventura receberiam o selo AÇÃO impresso na capa. Os de sexo, ERÓTICA. E assim por diante...

Não se sabe, ainda, da existência de um mesmo selo utilizado por diferentes editoras, isto é, um tipo de livro com as mesmas características, que teria um selo próprio, para identificá-lo, podendo ser publicado por várias delas. Seria o caso de uma obra, por exemplo, de ficção científica, intitulada “Águas de Marte”, podendo ser publicada por duas ou mais empresas editoriais, mas em todas elas com o selo FICCI, para aproveitar esta marca, indicativa das várias características próprias dessa obra. Isto é possível? Não só o é, como está sendo realizado, como proposta do escritor Adinoel Motta Maia (cinco livros publicados por diversas editoras [1]), que assim se veste com a pele de editor não apenas para publicar seus próprios livros, mas para fazê-lo em parceria com empresas diversas, inclusive editoras com catálogo próprio e que desejem ter mais esta obra, nele.

Surge, assim, o selo AMME (Adinoel Motta Maia Editor) para designar um tipo de livro selecionado por este ou de sua própria autoria, com a principal característica de ser obra de entretenimento como suporte para transmissão do conhecimento, com informação derivada de estudo e pesquisa científicos, quer como ficção, quer como realidade. Se ficção, de aventura, mistério e suspense. Se realidade, para a orientação turística, a divulgação científica ou a reportagem jornalística, por exemplo, sempre com textos leves, em linguagem acessível a todos os leitores. A obra que todos os editores querem ter, sem os custos de procurá-la e os riscos de não encontrá-la.

Outra característica dos livros com o selo AMME será a sua gratuidade para o leitor, com distribuição dirigida e conseqüente garantia de esgotar a edição no lançamento, com evidente sustentabilidade para as mensagens publicitárias inseridas em suas páginas, com as quais se remunera o editor e o autor e se paga os custos de produção.

Pretende, com isso, Adinoel, garantir a permanência do livro impresso no mercado, enfrentando a concorrência do livro eletrônico que o ameaça não só nas livrarias como em lojas de eletrodomésticos e logo até em feiras ao ar livre, assim como na Internet, oferecendo, nesse mar agitado, uma bóia aos autores, assim como aos empresários e profissionais gráficos em crescente perigo de inanição.

Por outro lado, oferece parceria a editoras que têm selo próprio e poderão anexar este AMME ao seu elenco de produtos sempre que precisar uma obra com tais características e suporte financeiro para distribuí-la gratuitamente, sendo o selo AMME, para o leitor, uma garantia de bom entretenimento, boa informação e boa qualidade gráfica, gratuitos.

Para lançar o seu selo, o escritor e a partir de então também editor Adinoel Motta Maia está disponibilizando o seu livro inédito “A Cruz dos Mares do Mundo”, primeiro de uma trilogia na qual trabalha há 13 anos e que resumirá 2000 anos de história e geografia globais [2], para mostrar a busca do chamado Reino de Deus pelo homem, dentro de uma ficção policial e científica de mistério, com cenários visitados pelo autor na Ásia, Europa e América.

Além de seus próprios livros, Adinoel se dispõe a colocar seu selo de recomendação em obras de outros autores que as escrevam para o entretenimento, com informação científica, fruto de pesquisas geográficas, históricas, físicas e psíquicas.

O selo AMME será lançado na I Semana da Descoberta da Baia de Todos os Santos, por ele coordenada, marcada para 28 de outubro a 05 de novembro de 2010 e que será envolvida pela exposição “Todos os Barcos do Mundo”, a se realizar no Gabinete Português de Leitura de Salvador, entre os dia 28 de setembro e 28 de novembro deste ano, abrindo-se agenda de visitação para grupos escolares de Salvador e demais municípios do Recôncavo da Baía de Todos os Santos.



ATENÇÃO!
A partir de hoje, até 30 de novembro, acompanhe neste blog “Reflexos no Espelho” (http://adinoel-adinoelmottamaia-adinoel.blogspot.com) as notícias da Semana da Baía de Todos os Santos e dos eventos paralelos que serão realizados nela, como o lançamento do Selo AMME.


NOTAS

[1] “Humanidade – Uma Colônia no Corpo de Deus”, Edições Melhoramentos, São Paulo, 1981; “Morte na Politécnica”, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1990; “O Alienígena Telúrico” – Editora do Brasil na Bahia, Salvador, 1993; “Iate Clube da Bahia – 60 Anos de História”, YCB, 1995; “A Era Ford”, Casa da Qualidade, Salvador, 2002.
[2] Ver neste blog, o texto “2000 Anos de Evolução em Três Romances” (julho de 2010).